‘SuperPalhaços’ leva alegria aos pacientes e colaboradores do Hospital Santa Ignês
Publicado em 29/01/2020

Pacientes de todas as idades e colaboradores do Hospital Santa Ignês receberam os voluntários da ONG (Organização Não Governamental) “SuperPalhaços”, de Sorocaba. O grupo, composto por 60 pessoas, existe desde 2015 e passou a incluir o Hospital Santa Ignês sem seu roteiro de visitas.

Os doutores palhaços não fazem uma simples visita. Levam alegria, magia, conforto e muita interação. “Entramos nos quartos – quando permitido – avaliamos a situação e, rapidamente, buscamos uma forma de interagir seja com o paciente ou com o seu acompanhante. Nesse jogo da magia da interação pode ter música, brincadeiras, mágica, contação de história, piadas, exames de besterologia, uma simples conversa como também um abraço”, contou o diretor presidente da “SuperPalhaços”, Marcos Antônio Pregnolatto.

Os palhaços vão em dupla e uma vez por mês estarão no Hospital Santa Ignês. Maquiados, vestem o figurino que inclui sapato de palhaço e jaleco. “A maquiagem não tem cores fortes, como as dos palhaços de circo. Há equilíbrio e harmonia porque o palhaço hospitalar fica mais próximo das pessoas e a ideia é tranquilizá-las”, disse Marcos.

Aos colaboradores, a visita humanizada tem a mesma magia. “A ideia é mostrar aos pacientes e colaboradores que nos importamos com o bem-estar deles. Que o atendimento médico hospitalar e a relação instituição – colaborador incluem proporcionar momentos de alegria e de descontração”, disse Aline da Silva, do Recursos Humanos. A visita humanizada visa transformar o ambiente hospitalar em um local alegre e repleto de risadas, acrescentou Mariana Parizoto da Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor presidente da “SuperPalhaços”, auxiliar pacientes, acompanhantes e os profissionais de saúde é o objetivo da ONG. “Nossos voluntários caracterizados de palhaço utilizam-se da arte no processo de humanização e a presença do palhaço no ambiente hospitalar, proporciona a oportunidade de criar um novo significado da estadia”, finalizou Marcos.