O HOSPITAL SANTA IGNÊS INAUGURA NOVO PRONTO-SOCORRO
Publicado em 14/08/2016

O Hospital Santa Ignês, inaugurou na noite de sexta-feira, dia 29/04, a primeira parte do novo prédio de atendimento aos pacientes.

Entre as novidades estão a nova entrada do hospital, com ampla sala de espera e recepção do pronto-socorro, onde em breve será feita também a recepção da maternidade e Internação.

Do lado esquerdo está a sala de observação, onde os pacientes tomam medicação, soro e fazem inalação. No lado oposto fica a sala de emergência. “Nossa ideia é integrar a sala de emergência com todo atendimento necessário”, explica o diretor clínico do hospital,o médico Sérgio Antunes.

O paciente mais grave que chega de ambulância poderá passar pela sala de tomografia, que fica acoplada com a urgência e ao lado do serviço de imagem com ultrassom, raios-x e ortopedia, recebendo um atendimento com mais agilidade.

Na sequência vem a sala de hemodinâmica, para atendimento de pacientes com problemas cardíacos. “O complexo de urgência e emergência integrado possibilita mais chances de sobrevida de um paciente que chega enfartando, por exemplo. Quanto mais tempo demora para um procedimento de cateterismo, menor é quantidade de músculos cardíacos, o que pode leva ao óbito”, exemplifica o diretor.

De acordo com o médico, um dos focos do Grupo Samaritano é justamente a área cardiológica com o atendimento integrado. Antes, o cateterismo, hemodinâmica e angioplastia já eram realizados. A grande novidade é a cirurgia cardíaca, que não existia.

No segundo piso funcionará a UTI para adultos móvel com 15 leitos, sendo dois de isolamento, contendo todos os equipamento necessários, incluindo os de hemodiálise. Esta ala está adaptada para recepcionar pacientes de cirurgia cardíaca. “Eles eram encaminhados para Campinas e agora farão todo o tratamento aqui”, conta Doutor Sérgio Antunes.

Outra novidade no mesmo piso é a construção de um anfiteatro, que vai servir para reuniões clínicas, orientação de gestantes e de pessoas em tratamento de obesidade mórbida. “Outro foco nossa é desenvolver cirurgias bariátricas”.

A próxima etapa da obra será a inauguração dos quartos e apartamentos que ficam no terceiro e quarto andares, para daqui três meses, além da nova maternidade e acesso pra internação e pronto-socorro de ginecologia e obstetrícia. “A partir daí vamos instalar ressonância magnética e reestruturar com o centro cardiológico”, afirma o diretor.

Com a nova parte do hospital em funcionando, o antigo, onde hoje acontece o atendimento ao público, passará por obras e será acoplado ao prédio novo. O número de quartos deverá dobrar para quase 90, de acordo com a administração, além mais leitos na UTI neonatal e pediátrica.

A obra teve início em 2014, quando na fase inicial foram reformadas as salas cirúrgicas e construída a UTI neonatal e pediátrica, que não existia.

Dentro de um ano, o prédio todo deverá estar completo. Atualmente passam pelo Santa Ignês uma média 150 pacientes diários.

(19) 3885.8400contato@hospitalsantaignes.com.br